Sobre a ADTIS

A Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde (ADTIS) constitui-se como uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com a finalidade precípua de acelerar a conversão da pesquisa científica em soluções tangíveis e competitivas para o setor de saúde pública.

Fundada em 03 de janeiro de 2020 e reconhecida como Organização Social (OS) mediante o Decreto Nº 35.551, de 27 de junho de 2023, a ADTIS desempenha o papel de ponte estratégica entre o meio acadêmico, o governo e o setor produtivo. Essa articulação visa o fortalecimento do ecossistema nacional de ciência, tecnologia e inovação em saúde.

A missão institucional da ADTIS reside na execução de ações de interesse coletivo, impulsionando o desenvolvimento de novas tecnologias e fomentando o aumento do volume de empresas que oferecem soluções tecnológicas competitivas em saúde.

Para concretizar tal missão, a Associação concentra seus esforços na implantação e operacionalização de distritos de inovação, com um foco central em duas áreas, Inovação e Desenvolvimento, dedicação à pesquisa e ao desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais aplicadas à área da saúde e Gestão de Projetos com Gerenciamento de recursos e ações destinados à criação e consolidação de um ambiente propício à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação em saúde na região.

No estado do Ceará, a ADTIS atua como a Organização Social responsável pela gestão e operacionalização das ações estratégicas do Distrito de Inovação e Saúde do Estado do Ceará (DISEC), um polo de referência regulamentado pelo Decreto n.º 36.010, assinado em 17 de maio de 2024.

A parceria foi formalizada por meio da assinatura do Contrato de Gestão em 13 de outubro de 2025, conferindo à ADTIS a prerrogativa de gerir o polo.

O DISEC já se estabelece como um centro estratégico para a pesquisa, o desenvolvimento e a bioeconomia em saúde. Sua estrutura conta com a Fiocruz Ceará como empresa âncora, a qual se destaca na produção tecnológica. A unidade é responsável pela edificação da primeira fábrica de medicamentos biológicos da Fiocruz fora do estado do Rio de Janeiro, além da fábrica de Wolbachia (Wolbito Brasil), do Instituto Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, e de instalações em andamento da Biomanguinhos e da Wolbito do Brasil.

A intervenção da ADTIS no âmbito do DISEC visa apoiar e gerir iniciativas que transformam ciência e tecnologia em desenvolvimento econômico e social no setor de saúde cearense. Tal atuação contribui para a consolidação do Distrito como um polo de referência, com a atração de empresas e o fomento à geração de empregos qualificados.

O êxito da ADTIS é fundamentado na cooperação estratégica e no estabelecimento de parcerias robustas. As Parcerias Chave englobam:

  • Governo
  • Fiocruz
  • Universidades
  • Sebrae
  • Empresas
  • Sociedade Civil

 

Essas colaborações são indispensáveis para promover a inovação responsável e assegurar a sustentabilidade do desenvolvimento tecnológico e da saúde no estado.